Home Paraíba 20 de Janeiro comfirmado Distribuição das doses na Paraíba será feita de imediato para as mil unidades de vacinação

20 de Janeiro comfirmado Distribuição das doses na Paraíba será feita de imediato para as mil unidades de vacinação

 

A contagem regressiva para o início da vacinação contra a Covid-19 já tem data para encerrar, uma vez que a distribuição das doses que chegam à Paraíba no dia 20 de janeiro será feita de imediato para as mil unidades de vacinação espalhadas nas 12 centrais regionais de rede de frio. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 11 veículos refrigerados serão usados na logística do transporte.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga, o Ministério da Saúde sinalizou que as doses serão enviadas a partir do dia 20 de janeiro. “A distribuição para as Gerências Regionais será de imediato. Ainda não temos o quantitativo de doses que receberemos para essa primeira fase. O Programa Nacional de Imunização sinalizou que a entrega das vacinas será sequencial e de forma gradativa”, pontua.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta quinta-feira (14), uma série de reuniões de orientação para a vacinação contra a Covid-19. A agenda é voltada para os secretários municipais da Paraíba e tem o objetivo de apresentar o plano estadual para os gestores e estabelecer ações e estratégias para a imunização.

A finalidade do encontro é instrumentalizar as Gerências Regionais de Saúde (GRS), municípios e serviços de saúde para vacinação contra Covid-19. Também serão discutidos tópicos como a organização da rede de frio, a logística de recebimento e distribuição das vacinas, e descrição dos grupos prioritários com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença. A ideia é dar subsídios para que cada território elabore sua estratégia de aplicação da vacina.

O cronograma de vacinação está dividido em quatro fases. A primeira possui dois grupos e contempla a seguinte população: Grupo 1 – Trabalhadores de Saúde; povos de comunidades tradicionais quilombola; população indígena vivendo em terras demarcadas; e Grupo 2 – pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos.