Pacheco diz a prefeitos que vai articular antecipação de vacinas em empresas

Pacheco diz a prefeitos que vai articular antecipação de vacinas em empresas

O presidente do (DEM-MG), disse a um grupo de prefeitos nesta quinta-feira (1º) que vai sugerir ao Ministério da Saúde a antecipação do uso de vacinas adquiridas pela iniciativa privada. Pacheco é autor do projeto de lei que foi aprovado e ampliou a compra de vacinas a empresários, além de legitimar a atuação de estados e municípios.

Pelo texto, a iniciativa privada deve entregar a primeira leva de vacinas ao Poder Público. As empresas poderiam utilizar as vacinas apenas após a imunização dos grupos prioritários, definidos pelo governo, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o presidente do Senado, esse ponto pode ser flexibilizado se houver coordenação do Ministério da Saúde para que as empresas já sejam autorizadas a iniciar a imunização de seus empregados e familiares. Na reunião, o senador argumentou que dessa forma evitaria uma concorrência entre privado e público quanto ao preço na compra das vacinas.

Os prefeitos instalaram nesta semana um consórcio para compra de vacinas, o Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), que se reuniu com Rodrigo Pacheco na manhã de quinta-feira (1º).

Eles não fazem parte do Comitê para a Coordenação do Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, formado por representantes dos Três Poderes, sendo o Judiciário na condição de observador. O presidente do Senado faz a ponte e disse que todas medidas capazes de acelerar a vacinação e massificar o processo vão ser discutidas pelo comitê.