CUIDADO .Bandidos usam prova de vida para tentar aplicar golpe e roubar dados

CUIDADO .Bandidos usam prova de vida para tentar aplicar golpe e roubar dados

Aposentados devem redobrar a atenção para um novo golpe que circula na praça. Bandidos ligam para a vítima, informam diversos dados e pedem o envio da foto de um documento pelo whatsapp.

Trata-se, na verdade, de uma tentativa de roubo de dados. O OInstituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

Caso receba esse tipo de ligação, a orientação é desligar o telefone e não passar nenhuma informação.

O Instituto acredita que o golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo.

Segundo o INSS, o contato com o cidadão é realizado em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas.

O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.

O segurado é contatado por meio de e-mail, telefone e endereço fornecidos no cadastro. Assim, o órgão alerta a necessidade de manter os dados para contato atualizados, o que pode ocorrer pelo Meu INSS e por meio da Central 135.

Já quando o usuário liga para o INSS, informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade podem ser solicitadas.