Ministro da Saúde fala em diminuir isolamento por Covid-19 para 5 dias

Ministro da Saúde fala em diminuir isolamento por Covid-19 para 5 dias

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira, 7 que o governo estuda a determinação de um período de isolamento menor para pessoas recém recuperadas de Covid. A ideia é que esse período diminua de 10 dias para 5 dias.

A medida já foi adotada em outros países e pode ser um exemplo para o Brasil. Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) atualizou suas diretrizes para casos confirmados de Covid em pacientes assintomáticos ou que os sintomas já tenham passado.

“Está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. Cinco dias. Isso está em estudo na área técnica”, afirmou Queiroga a jornalistas na porta do Ministério da Saúde.

“O CDC já deu essa recomendação [reduzir o isolamento]. O governo francês está inclusive autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente”, argumentou.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva sobre a metodologia de distribuição de doses da vacina Covid-19.