Novo modelo de urna eletrônica para 2022 é apresentado pelo TSE

As urnas eletrônicas terão um novo modelo a partir de 2022. A novidade foi anunciada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, nesta segunda-feira (13/12), em evento realizado no Amazonas. Barroso foi até a capital amazonense para visitar a fábrica das placas-mãe dos equipamentos produzidos pela Boreo Indústria de Componentes, subsidiária da Positivo Tecnologia.

O Grupo Positivo, com sede em Manaus, venceu licitação para fabricar 225 mil urnas eletrônicas, de um total de 577 mil que serão usadas nas eleições do ano que vem. Os módulos serão de modelo apresentado em licitação aberta em 2020. Os equipamentos seguirão padrões de segurança, serão mais modernos, seguros e com mais requisitos de acessibilidade.

Entre as principais mudanças na urna eletrônica, estão a escolha por baterias do tipo Lítio Ferro-Fosfato, que não necessitam de carga e demandam menos custos de conservação; a mídia de aplicação do tipo pen-drive: maior flexibilidade logística para os TREs na geração de mídias; e o processador do tipo System on a Chip (SOC), 18 vezes mais rápido que o modelo de 2015.