Com mais de 87% da população vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19 e mais de 85% com a segunda dose, Portugal fará doação de 400 mil doses da Pfizer ao Brasil, segundo informou nesta segunda-feira, 18, o secretário português de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
Até a sexta-feira, segundo dados do Our World in Data, que acompanha dados de imunização dos países, Portugal figurava em primeiro lugar como o país que mais vacina contra o vírus no mundo.
Sales esteve no Brasil para firmar cooperação com o governo e assinar um memorando de entendimento a 12 hospitais beneficentes de Portugal aqui no Brasil, junto à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Ministério da Saúde.
Em entrevista à CNN Brasil, ele afirmou que as vacinas serão doadas a pedido do Ministério da Saúde.
“Também anunciamos que no próximo mês de novembro vamos doar 400 mil vacinas ao Brasil, a pedido do Ministério da Saúde brasileiro. A cooperação internacional se faz no dar e receber”, disse o secretário.
As vacinas doadas serão da AstraZeneca e devem chegar ao Brasil em meados de novembro.
“Como de fato adquirimos muitas vacinas porque planificamos de forma conveniente e a tempo oportuno e planificamos nosso processo de vacinação, neste momento, podemos fazer doações”, explicou.