TCU indica investigação por compra de vacinas anunciadas pelo governo e uso de aviões da FAB

TCU indica investigação por compra de vacinas anunciadas pelo governo e uso de aviões da FAB
O Tribunal de Contas da União (TCU) ordenou a abertura de um procedimento para a investigação da compra de 540 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, anunciadas pelo Governo Federal, e o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) por membros do Planalto.
O órgão cobra explicações sobre as peças publicitárias veiculadas pelo governo sobre a aquisição das doses do imunizante, e também sobre as aeronaves que foram utilizadas para fins particulares.
Autor do pedido, o deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR) teve o questionamento ignorado pelo Ministério da Defesa, comandado pelo general Braga Netto. Ele pediu à pasta informações sobre as viagens com os aviões da FAB por parte de servidores públicos entre janeiro de 2019 e maio de 2019.
Braga Netto respondeu em nota que não tem a relação das viagens e que a lista dos passageiros é de responsabilidade das autoridades que solicitam o uso das aeronaves. Ele também sugeriu ao deputado que utilizasse um site para verificar as informações.
“Se você for verificar no link que o Ministério da Defesa indica, quando muito tem o nome de quem solicitou a aeronave. Ou seja, é para dificultar a informação, se é intencional ou não, não sei,  por isso estou pedindo para o tribunal verificar”, defende Fruet.
Com relação à compra de vacinas por parte do Ministério da Saúde, o deputado quer que a pasta especifique quantas doses foram de fato compradas pelo Governo Federal. A peça que anunciava as 560 milhões de doses – suficientes para imunizar 100% dos brasileiros – chegou a ser compartilhada pelo secretário de Comunicações do Planalto, Fábio Faria.
Segundo Fruet, o Ministério da Saúde reconheceu o erro e informou que se referia a 260 milhões de doses da vacina. O deputado pretende se reunir coma ministra do TCU, Ana Arraes, na próxima semana, para levar novos documentos e as respostas dos ministérios.