Após o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pedir que brasileiros economizem energia e água, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, nesta quarta-feira (1º), que poder ser que o Brasil tenha “algum racionamento” de energia. As declarações dos membros do governo federal foram motivadas pela crise hídrica, que causou baixa nos reservatórios nacionais.
“Olha, o que eu tenho acompanhado é que o governo tomou as medidas necessárias. Criou uma comissão para acompanhar e tomar as decisões a tempo e a hora no sentido de impedir que ocorra isso aí que você colocou [apagão ou racionamento], que haja apagão. Agora, pode ser que tenha que ocorrer algum racionamento, o próprio ministro [Bento] falou isso”, disse Mourão.
A falta de chuvas deixou os reservatórios das hidrelétricas no pior nível em 91 anos e tem forçado o governo a tomar medidas para tentar afastar o risco de racionamento de energia. No pronunciamento de terça-feira (31), Bento afirmou que o período de chuvas na região Sul foi pior que o esperado.
