Governo acata STF e cria comitê contra covid para indígenas

Governo acata STF e cria comitê contra covid para indígenas

Após quase dois anos de pandemia de covid-19, o Governo Federal criou um comitê de combate à doença para os povos indígenas. O colegiado foi criado, nesta segunda-feira, 10, após pressão exercida pelos grupos de proteção aos indígenas, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que apontou que mais de 43 mil indígenas testaram positivo e no mínimo 900 morreram em decorrência da doença.

Outro responsável por exercer pressão pela criação do comitê, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia decidido desde julho de 2020, através de Luís Roberto Barroso, que o governo seria obrigado a criar plano para esta população.

O comitê será gerido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e está previsto para ser publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 11. A concretização da criação do plano vem após o Barroso recusar três vezes medidas apresentadas pelo Governo Federal para os indígenas.

O ministro do STF, por sua vez, respondeu a uma ação ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) no Supremo que obrigava o governo a criar barreiras sanitárias , além de, com participação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e de lideranças indígena, criar uma sala de situação, que tem como objetivo monitorar e apresentar falhas e erros nos processos que envolvem o comitê