Cagepa interdita trecho da Avenida Tancredo Neves para obras da nova Estação Elevatória Usina II

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informa que, a partir desta quinta-feira (13) até o próximo dia 28, realiza intervenções na Avenida Presidente Tancredo Neves, em João Pessoa, no trecho perto da loja Araújo Pneus. Para a execução dos serviços, será interditada uma faixa de rolamento em cada sentido da via.

As intervenções fazem parte das obras da nova Estação Elevatória de Esgotos Usina II e de seu respectivo emissário de recalque, que já alcançaram 75% de execução e representam um dos maiores investimentos em infraestrutura de saneamento da história da capital paraibana. O serviço em andamento na Tancredo Neves tem como objetivo a construção de uma caixa de ventosas, estrutura essencial para o funcionamento do novo sistema.

Com a alteração no trânsito, a Cagepa orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pelo local. A companhia reforça que a intervenção é parte de um conjunto de ações estruturantes voltadas para a ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário da Grande João Pessoa, contribuindo para mais qualidade de vida e preservação ambiental.

Avanço na infraestrutura sanitária da Capital – Iniciada em março de 2024, a obra da Usina II está sendo executada pela Cagepa com um investimento de R$ 105,6 milhões, dentro do Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba (PSH-PB). A previsão de conclusão é março de 2026.

O novo sistema está sendo construído no mesmo terreno da atual estação da Rua Maria Rosa, no bairro de Manaíra. Ao final da obra, a antiga estrutura será desativada, e todo o esgoto coletado nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano será bombeado diretamente até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Roger. O novo trajeto deixará de passar pela Avenida Beira Rio, adotando uma rota mais eficiente e segura pelas avenidas Retão de Manaíra e Tancredo Neves, justamente o trecho que recebe a intervenção atual.

Tecnologia e sustentabilidade – Um dos grandes destaques da obra é a utilização de tecnologia de ponta e métodos não destrutivos na implantação do emissário de recalque, responsável por transportar os efluentes coletados. Os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) estão sendo instalados por meio de técnicas que evitam grandes escavações e minimizam transtornos para a população.

Outro diferencial é o uso do equipamento Shield, uma perfuratriz avançada que constrói túneis subterrâneos com segurança e estabilidade. O método vem sendo empregado em pontos críticos da obra, como na travessia da linha férrea. Até o momento, já foram instalados 6.107 metros do emissário, restando apenas 70 metros para a conclusão dessa etapa, o que representa cerca de 1% do total.

Compromisso com o futuro – Além de modernizar a infraestrutura urbana, a nova Estação Elevatória Usina II terá impacto direto na preservação ambiental e na melhoria da saúde pública, reduzindo riscos de vazamentos e contaminação do solo e da água. “Essa é uma das maiores obras de esgotamento sanitário da história da cidade. Mais do que infraestrutura, estamos falando de saúde pública, desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente”, destacou o presidente da Cagepa, Marcus Vinicius Neves.

A obra simboliza o compromisso do Governo da Paraíba e da Cagepa com uma João Pessoa mais moderna, sustentável e preparada para o futuro. Quando finalizada, a nova estrutura representará um salto de qualidade no sistema de saneamento da Região Metropolitana, beneficiando diretamente milhares de famílias e contribuindo para uma cidade mais limpa, saudável e resiliente.