PF desmonta esquema de fraudes previdenciárias que operava na Paraíba e em Pernambuco

A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Sujeito Oculto, ação destinada a desmantelar um esquema especializado em fraudar benefícios previdenciários por meio de dados adulterados e transferências clandestinas de valores. A ofensiva teve alvos nos estados da Paraíba e Pernambuco.

Os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão nos municípios de Pedras de Fogo (PB) e Timbaúba (PE), com apoio do Núcleo de Inteligência Previdenciária da Paraíba.

A investigação teve início após a denúncia de uma beneficiária do Rio de Janeiro, que percebeu que sua aposentadoria havia sido desviada e transferida ilegalmente para a Paraíba. De acordo com a PF, o grupo criminoso se utilizava de dados falsos para movimentar valores e sacar benefícios pertencentes a outras pessoas.

Durante as apurações, os investigadores descobriram que o número de telefone vinculado à fraude estava relacionado a outros golpes envolvendo auxílios assistenciais, o que reforçou a tese de que o esquema atuava de forma repetida e organizada.

Os suspeitos poderão ser enquadrados pelos crimes de estelionato previdenciário e uso de documento falso.