Bolsonaro insiste em presença de militares na “sala cofre” do TSE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar, nessa quinta-feira (22/9), em uma sala secreta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo ele, as Forças Armadas pretendem colocar técnicos na “sala cofre” do Tribunal para apuração das eleições. Este ano, os militares foram convidados para a Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) após pressão de Bolsonaro, que tem lançado dúvidas sobre o pleito, antecipando possível contestação do resultado.

“As Forças Armadas foram convidadas, em outubro do ano passado — eu acho que eles erraram, né —, para participar de uma comissão de transparência eleitoral. Ela participou dessa comissão, apresentou sugestões. Parte foi acolhida”, iniciou Bolsonaro em entrevista ao apresentador Sikêra Júnior, da TV A Crítica.

A Corte Eleitoral já esclareceu que é falsa a informação de existência de uma sala secreta para apuração dos votos. Segundo nota “Falso ou boato” no portal do tribunal, a apuração dos resultados é feita automaticamente pela urna eletrônica logo após o encerramento da votação.