O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados sorteou, nesta terça-feira (21/10), a lista para a relatoria do processo contra os deputados que participaram do motim na Casa. O posto ficará com o deputado Josenildo (PDT-AP) ou com Moses Rodrigues (União Brasil-CE). A definição será feita até sexta-feira (24/10), pelo presidente do colegiado, Fabio Schiochet (União Brasil-SC).

O processo contra os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) foi instaurado em 7 de outubro.
A nova lista para a relatoria foi sorteada após a desistência de dois outros nomes: do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSB-RR) e Castro Neto (PSD-PI). O terceiro nome, deputado Albuquerque (Republicanos-RR), continua no sorteio.
Os pedidos de suspensão foram encaminhados pelo corregedor da Câmara, Diego Coronel (PSD-BA), à Mesa Diretora. A pena mais dura foi sugerida para Marcos Pollon, alvo de duas representações: uma por ocupar a mesa e outra por ofender o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)
No caso de Van Hattem, o deputado gaúcho sentou na cadeira de presidente e se recusou a levantar quando Motta chegou ao local; por isso, poderá ficar 30 dias afastado. A mesma punição poderá ser imposta a Zé Trovão, acusado de impedir que Motta chegasse à mesa durante a obstrução.