A Promotoria de Justiça de Araruna promoveu, nessa segunda-feira (10/04), uma audiência com gestores dos municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Riachão e Tacima e com o comando da Polícia Militar de Araruna para tratar da segurança nas escolas das redes de ensino dessas localidades.
A audiência foi designada pelo promotor de Justiça Henrique Cândido Ribeiro de Morais, que está substituindo cumulativamente o 2º cargo de promotor de Justiça de Araruna. Ela integra o Procedimento Administrativo 057.2023.000190.
Conforme explicou o promotor de Justiça, o procedimento foi instaurado em razão do crescente número de atos de violência – entre crimes e atos infracionais – no ambiente escolar. “O objetivo é cobrar do poder público que sejam desenvolvidas estratégias firmes de segurança no ambiente escolar, para que esse ambiente seja saudável, diminuindo, por via de consequência, a vulnerabilidade das escolas”, justificou.
Ficou deliberado que os gestores dos quatro municípios deverão encaminhar à Promotoria de Justiça, no prazo de 30 dias, um levantamento sobre a situação da segurança das unidades de ensino de suas redes e informar as medidas adotadas para combater e prevenir a violência nas escolas.
Conforme explicou o promotor de Justiça, a partir do envio das informações, serão analisadas as próximas diligências que serão adotadas em relação ao assunto.