Especialista em finanças diretor da IBS Americas aponta e comenta a renda fixa como a grande estrela dos investimentos em 2023

Onde investir no ano é a grande pergunta da maioria, sejam  investidores profissionais ou amadores que procuram proteger e até multiplicar o seu dinheiro. Esses representando a grande maioria da população. Uma pergunta difícil, mas que pode ser respondida, pelo menos em parte, pelos especialistas que estudam e avaliam os sinais do mercado.

Um desses profissionais é o Prof. Dr. Daniel Pitelli, economista e diretor da IBS AMERICAS, a maior escola internacional de negócios do Brasil, um especialista em finanças pessoais, mercado imobiliário e bolsa de valores, o ponto alto dos investimentos em todo país do mundo.

Para o professor Daniel Pitelli o ano de 2023 traz um claro viés de conservadorismo, notado pelos sinais da economia e da política. Em sua opinião “o novo governo que acaba de assumir o país deve promover um ano que será um sonho para os rentistas, pois a renda fixa tende a se manter alta, mesmo um pouco assustados com a proposta de moeda única com a Argentina. Para os investidores de longo prazo, preocupados com o baixo crescimento econômico e alta inflação”.

O especialista enxerga alguns sinais positivos para a nossa economia neste início de ano. “Vejo o varejo com cautela, bancos estáveis, concessionárias públicas bem (exceto algumas poucas aeroviárias), a construção civil de baixa renda está empolgada, enfim, temos setores importantes ainda apostando no Brasil nesse inicio de 2023”, diz ele.

Sobre o novo governo do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva o professor Daniel Pitelli faz uma avaliação pontuada de alguns temas que podem tocar o mercado de investimentos e a economia nacional. Em sua opinião o atual governo contribui com uma certa calma, são mais políticos que o governo anterior e acabam dizendo o que o mercado e a população quer ouvir. Por outro lado, Pitelli lembra que se trata de um governo com um viés mais de esquerda, que deve ampliar os investimentos públicos em programas sociais, defender setores como o sindicalismo e carregar um discurso anti privatizações e concessões. Isso tudo acaba de alguma forma influenciando o comportamento da economia.

O prof. Daniel Pitelli encerra comentando que acredita muito para esse ano na renda fixa pré-indexada ao IPCA e livre de IR.

 

Sobre a IBS Americas

A International Business School Americas, escola de negócios da Faculdade Americas International College, iniciou suas operações no Brasil em 2003 com a oferta de cursos e projetos de extensão universitária. Constituída como uma Associação Educacional sem fins lucrativos, tem campus nos Estados Unidos e no Brasil, além dos campi das instituições parceiras nos Estados Unidos e Europa, nos quais são ofertadas disciplinas presenciais para os cursos de Graduação, Pós-graduação e programas executivos internacionais.

Com o conteúdo e formatação adequados às necessidades de alunos de diferentes nacionalidades, os programas presenciais intensivos de curta duração atraem estudantes de todo o mundo. Em 2021, acolhemos matrículas de mais de 2500 alunos de 120 países, interessados em cursos ofertados em língua inglesa nos Estados Unidos (California e New York), Reino Unido, Itália e no Brasil.

Para fomentar o acesso de alunos de alto potencial acadêmico aos programas, a IBS Americas busca parcerias com instituições de fomento públicas e privadas, do Brasil e do exterior. Mais de 90% dos nossos alunos são bolsistas, desfrutando de uma educação de qualidade superior, com professores e alunos de todo o mundo, e podendo alavancar suas carreiras e transformar suas vidas e de suas comunidades. É a maior escola internacional de negócios do Brasil.