O Prof. Dr. Aldo Brunhara, diretor da IBS AMERICAS – a maior escola internacional de negócios do Brasil, é um dos maiores especialistas em multinacionais do país e tem uma opinião positiva sobre o momento que vive a economia brasileira. Em sua opinião “pela primeira vez observamos a economia brasileira com melhores indicadores que os das economias desenvolvidas em termos de inflação e desemprego”.
Para ele isso não é o suficiente. “Precisamos tomar cuidado. No sentido econômico, o Brasil não deve avançar em um reposicionamento ao contrário da liberdade econômica, maior presença do estado, o que poderá trazer uma sensação de proteção ao mercado interno, mas no longo prazo veremos aumento inflacionário, assim como está acontecendo hoje com o Reino Unido e até mesmo nos Estados Unidos”.
O especialista pergunta: Que país rico tem sua economia fechada ou com grande presença estatal? Nosso reposicionamento parece indicar um retrocesso que poderá custar caro à nova geração, com aumento dos preços internos e menos empregos”. Para ele economia e política têm de andar de mãos dadas, pois o Brasil tem sido mais um seguidor de posicionamentos do que influenciador de decisões.
Pelo tamanho de nosso país, o professor Aldo lembra que “temos uma grande responsabilidade não somente com o meio ambiente, a Amazônia, mas um posicionamento para garantir a grande produção de alimentos que contribui para alimentar o mundo, entretanto, os ajustes ainda estão longe de serem implementados”, diz ele.
Para o professor doutor Aldo Brunhara temos um grande espaço de investimento do capital estrangeiro no Brasil pelo tamanho de mercado consumidor que somos. “A intensidade desses investimentos vai depender da estabilidade econômica que o novo governo deve apresentar nos próximos meses”, diz o especialista.
Sobre a IBS Americas
A International Business School Americas, escola de negócios da Faculdade Americas International College, iniciou suas operações no Brasil em 2003 com a oferta de cursos e projetos de extensão universitária. Constituída como uma Associação Educacional sem fins lucrativos, tem campus nos Estados Unidos e no Brasil, além dos campi das instituições parceiras nos Estados Unidos e Europa, nos quais são ofertadas disciplinas presenciais para os cursos de Graduação, Pós-graduação e programas executivos internacionais.
Com o conteúdo e formatação adequados às necessidades de alunos de diferentes nacionalidades, os programas presenciais intensivos de curta duração atraem estudantes de todo o mundo. Em 2021, acolhemos matrículas de mais de 2500 alunos de 120 países, interessados em cursos ofertados em língua inglesa nos Estados Unidos (California e New York), Reino Unido, Itália e no Brasil.
Para fomentar o acesso de alunos de alto potencial acadêmico aos programas, a IBS Americas busca parcerias com instituições de fomento públicas e privadas, do Brasil e do exterior. Mais de 90% dos nossos alunos são bolsistas, desfrutando de uma educação de qualidade superior, com professores e alunos de todo o mundo, e podendo alavancar suas carreiras e transformar suas vidas e de suas comunidades. É a maior escola internacional de negócios do Brasil.