Insatisfação com Padilha faz MST discutir se integrará Conselhão

Iniciativa do governo Lula (PT) que visa reunir representantes de grupos sociais que costumam entrar em divergência, o Conselhão corre o risco de não contar com a presença do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo. O motivo seria a insatisfação do MST com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Para o MST, as declarações de Padilha sobre o movimento mostram que o ministro já escolheu um lado dentro do Conselhão, que também será composto por ruralistas e empresários.

O chefe das Relações Institucionais disse condenar “qualquer ato que danifique áreas e processos produtivos” e que o MST  deveria tentar “outras formas de luta que podem conquistar ainda mais a sociedade para uma causa tão importante”, citando as reivindicações por reforma agrária, agricultura familiar e produção de alimentos.

Também foi criticada pelo MST a suposta falta de empenho de Padilha em barrar a CPI do MST, que deve ser instalada na Câmara dos Deputados.