Crescimento de Cícero Lucena mexe com o tabuleiro político e expõe divisões no Republicanos

Não será fácil nem simples para o deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos na Paraíba, manter a unidade do grupo em torno do projeto do governo estadual.

As reuniões realizadas com vereadores, deputados estaduais e federais no fim de semana, a um ano das eleições, escancararam as divisões internas e também revelaram um novo fator de peso no cenário político: o fortalecimento do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

O crescimento da liderança de Cícero, aliado à sua boa avaliação na capital e à influência crescente dentro do PP, tem reconfigurado alianças e criado novas disputas de espaço. A mais evidente delas é em torno do futuro do vice-governador Lucas Ribeiro (PP). Uma parte significativa do grupo não demonstra disposição de segurar sua candidatura à reeleição, especialmente diante da possibilidade de o governador João Azevêdo (PSB) deixar o cargo para disputar uma vaga no Senado.

Nesse contexto, o protagonismo de Cícero Lucena se consolida como um dos principais elementos de desequilíbrio — e de renovação — dentro da base governista.